Óculos anti freezing
Óculos anti freezing
A dificuldade na locomoção de quem sofre com o mal de Parkinson é considerada um dos problemas mais incapacitantes da doença. Parkinson traz outros diversos problemas, como o chamado freezing (congelamento), fraqueza muscular e instabilidade postural, que causam um impacto negativo na qualidade de vida e no bem estar de quem é portador, além de ser um dos principais causadores de queda.
Ainda pouco usado nas clínicas brasileiras, os estímulos externos e auditivos rítmicos são de extrema importância para o tratamento dos problemas de caminhada na doença de Parkinson. O Óculos anti freezing, como é conhecido em nosso país, apesar do nome, não é somente utilizado para o tratamento de Parkinson, mas também para pessoas que possuem outros distúrbios de marcha, como, por exemplo, esclerose múltipla. Já é uma tecnologia muito difundida em grandes centros de pesquisa nos EUA e Europa.
Como funciona
Os óculos, basicamente, simula um caminho virtual que coordena e ritma a passada do usuário, desencadeando uma resposta neurológica. Estudos mostraram que o uso dos óculos ligado a um aparelho que lembra uma celular, pode reestruturar o cérebro, contornando as áreas danificadas pela doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento.
Para oferecer os estímulos de modo portátil, a GE Hospitalar está trabalhando com os Óculos para Parkinson, esta nova tecnologia, que expande o uso desse tipo de treinamento da clínica de fisioterapia até o domicilio, proporcionando uma maior comodidade e uma nova forma de tratamento.