top of page

Navegador Cirúrgico Eximius


O Neuronavegador Cirúrgico Eximius utiliza um sistema de rastreamento 3D (rastreador óptico) para registrar a posição da cabeça do paciente por meio da sua imagem digital (Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada). O equipamento funciona com um GPS, que informa ao cirurgião quais as posições dos instrumentos cirúrgicos em relação às imagens de RM e/ou TC do paciente.


Por meio de emissores e receptores de infravermelho, o software calcula o posicionamento espacial, gerando as coordenadas nos eixos X, Y e Z dos marcadores. O resultado desse cálculo matemático permite mostrar a posição do instrumento cirúrgico em relação ao paciente, em tempo real. No software, esse posicionamento é representado por uma imagem virtual que simula a ponta e o eixo do instrumento cirúrgico, sendo visível nos cortes axiais, coronais, sagitais bem como na imagem tridimensional. Desta forma, as imagens tomográficas são utilizadas como mapas tridimensionais, orientando todo o procedimento cirúrgico.


O Navegador Cirúrgico Eximus é extremamente útil em cirurgias para retirada de tumores cerebrais, já que com a correta localização da lesão, tanto em cirurgias abertas como em biópsias, é possível realizar uma craniotomia menor, mais precisa e com baixos riscos de lesão às demais estruturas. Em resumo, o cirurgião consegue retirar toda, ou o máximo da lesão, com maior segurança.


Fazem parte do Navegador Cirurgico Eximius um notebook, o sensor de posição, fixadores de referência estática, marcadores estáticos, o software de reconstrução tridimensional de imagens (RM e TC), além dos instrumentos cirúrgicos previamente calibrados com marcadores de referência dinâmica.


  • Facebook Black Round
bottom of page